Blog

Como crescemos? Com o seu feedback, é claro!

Retomando o tema do nosso último post, o Lean Coffee nasceu como um evento para pessoas interessadas na agilidade, que se reuniam aos sábados para tomar um café e trocar experiências, mas será que esse formato é realmente o ideal?

Para responder nossas perguntas, nada melhor do que o feedback dos participantes do evento e perguntar diretamente aos interessados. Algumas mudanças que fizemos no último ano envolveram a mudança de local da Fnac para o Castelo Creative Space ou de empresas parceiras que pudessem ser conhecidas pelos participantes.

Também incluímos crachás para o pessoal usar durante o evento, colocamos um espaço ao final do evento para sugestão de livros, blogs e uma agenda de próximos eventos. Passamos a utilizar também a função Na sua área do Linkedin para melhorar o networking e criamos o Encontro Remoto, com o intuito de aprofundar temas em um formato diferente do Lean Coffee.

Em 2019, as novidades que trazemos, baseadas nesses feedbacks são:

  • Começamos a trazer convidados especiais para o Encontro Remoto;
  • Criamos um grupo no Whatsapp para trocar ideias entre os eventos;
  • Mudamos o formato do Encontro Remoto para melhorar a experiência dos participantes;
  • Aumentamos a divulgação dos eventos;
  • E, finalmente, para quem não pode participar no sábado de manhã, temos também o Agile Beer que ocorre durante a semana à noite, com muita pizza e cerveja e o Kanburguer, para amantes do Kanban.

Abaixo temos alguns comentários dos nossos participantes que nos ajudaram a fazer essas mudanças:

” Não é sempre que consigo acompanhar pelo LinkedIn, presencilmente sugeri o grupo do Whatts e vi que funcionou bem, agradeço por ter ouvido a sugestão. “

” Somente consigo opinar para o formato Remoto. Para os quais participei, somente vi um probleminha, que é quando alguém faz alguma pergunta e a próxima pessoa que “levantou a mão” faz outra diferente. Acontece que a primeira pergunta não é discutida e todos acabam perdendo por não falarmos sobre o assunto. Como sugestão, poderia colocar que somente pode trocar de assunto quando ele for concluído em “votação”, assim como acontece no Agile Beer presencial. A demais, PARABÉNS pela fantástica iniciativa em compartilhar o conhecimento. “

Quer deixar sua opinião também e ajudar com sugestões?

Responda o nosso formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSelQZOZT_q6Y-kA3GC5_ktl82bIa75Ft9J3wpmoBZwumFdKlA/viewform?usp=sf_link

No próximo post vamos falar mais sobre o perfil dos participantes dos nossos eventos.

Por que Agile Campinas & Região?

Em Janeiro de 2018, após quase 11 anos atuando na região de Campinas, parti para uma oportunidade em São Paulo. Foi assim que nasceu o Lean Coffee Campinas, com o intuito de manter o Networking entre pessoas na região de Campinas.

Do primeiro semestre de 2018 para o segundo, nós passamos de um grupo com uma média de 20 confirmações no Meetup e 6 participantes ativos, para uma média de 60 confirmações e em torno de 12 a 20 participantes por evento.

Nessa época começou também o Agile Beer, com uma média de 70 participantes, muita pizza e cerveja! E alguns treinamentos como Lean Inception na região mostraram que o interesse pelo tema estava crescendo. Para finalizar, tivemos o Agile Brazil em Setembro, que mostrou como nossa região estava sendo reconhecida nesse tema.

Foi então que em Dezembro de 2018 nós percebemos que nosso maior desafio era a rotatividade do grupo Lean Coffee, a exceção de alguns membros fixos, muitas pessoas participavam do evento para ouvir um pouco sobre essa tal de “agilidade”, mas nem sempre retornavam.

Outro risco que queríamos evitar era que pessoas com mais experiência deixassem de participar por não encontrar novos aprendizados. Mantendo a premissa de que o grupo deveria ser aberto para compartilhamento de conhecimentos e experiências de todos e não só para os organizadores.

E por que crescer? Apesar do grupo não ter fins lucrativos, todo tempo que investimos, participando desse grupo, deve ter seu retorno, seja por meio de Networking, seja por novas experiências com ferramentas e dinâmicas (nós já utilizamos Trello, Zoom e além do Lean Coffee, também experimentamos recentemente o formato de fishbowl remoto).

Como? Aplicando práticas de produto, é claro!

O primeiro passo da evolução do Lean Coffee Campinas para o Agile Campinas & Região foi definir nossa missão:

Para pessoas interessadas em assuntos relacionados a agilidade desde o desenvolvimento de software e produtos até áreas além da TI, como RH, o Agile Campinas & Região é um grupo aberto a diferentes papéis (SMs, POs, Devs, Gestores) e práticas (Lean, Kanban e Scrum) que busca o compartilhamento de conhecimento entre pessoas que já estão no mercado e aqueles que estão começando sua jornada. Diferente de outros grupos focados na cidade de São Paulo, nosso objetivo é impulsionar o tema para as demais cidades do interior.

Se você já conhece esse formato (Elevator Pitch), pode perceber que a definição da nossa missão passa pelo entendimento do nosso público alvo, suas necessidades e o nosso diferencial frente a outros grupos existentes.

Outro ponto é a definição de um objetivo claro: impulsionar o tema da agilidade para cidade além de SP. Para atingir esse objetivo, algumas hipóteses precisam ser levantadas, levando em consideração a jornada dos participantes:

– Por que essas pessoas estão buscando esse tipo de evento?

– Como elas ficam sabendo desses eventos (canais de comunicação)?

– Qual o melhor dia/horário para participação?

– Que formato de eventos/dinâmicas essas pessoas estão procurando, levando em consideração os dois segmentos: pessoas que estão começando e aquelas que já tem experiência?

Nós também precisamos levar em consideração possíveis parceiros (empresas aonde podemos realizar os eventos) e custos administrativos (do uso da ferramenta Meetup e Zoom, por ex). Aqui já temos nosso business canvas.

Para responder essas perguntas e definir nossos próximos passos, lançamos uma pesquisa para os participantes. Apesar do baixo número de respostas, foi suficiente para nos ajudar a definir alguns passos. Ainda dá tempo de responder se você ainda não fez:

https://docs.google.com/forms/d/1fA9_5ZtUXE9O2u_h0usdyH7FqryL_tkLAJ9ZwmXsxwA/prefill

No próximo post vamos comentar os resultados da pesquisa e nossas ações!

Agora o Lean Coffee Campinas & Região é Agile Campinas & Região!

No último ano (2018) nosso grupo realizou 22 eventos:

  • 12 eventos presenciais e;
  • 10 eventos remotos.

Entenda o nosso crescimento de 2018 para 2018:

  • Hoje nós temos em torno de 80 novos seguidores ao mês (sim, nós passamos de 800 agilistas para mais de 1000 agilistas!);
  • Passando de cerca de 40 confirmações para 100 confirmações por meetup;
  • E uma média de 12 para 30 participantes por evento.

Um grande desafio é continuar crescendo e atingindo um número maior de pessoas que estão começando essa jornada, além de manter aqueles que já iniciaram esse caminho engajados para continuar compartilhando conhecimento!

Por isso, nós estamos planejando novos eventos para esse ano e aumentando nossos meios de contato:

  • Twitter: @agilecampinas
  • Instagram: @agilecampinas

Agora, além do canal no Slack, temos também um grupo no Facebook e a pedidos estamos no WhatsApp!

  • Slack da Agilidade.org: #agile_campinas

Nos ajude a continuar melhorando e trazendo novidades!

Tire 3 minutinhos do seu tempo para responder nossa pesquisa de satisfação:

https://goo.gl/forms/…­